Relatório denuncia violações de direitos humanos aos Guarani do Oeste do Paraná | Jornalistas Livres

Por Júlio Carignano – Guaíra (PR) “Você tem que ir agora, senão quiser morrer aqui mesmo. Fiquei assustado, mas tive coragem e falei: se você quiser fazer alguma coisa, matar alguém do nosso povo, pode matar. Se tem coragem me mata agora. Mas ele não me matou. Deu cinco tiros pra cima e foi embora. Eram mais de cinquenta. Muitos, muita gente”. “(…) eu não nasci pra isso. Pra mim é dor. Dói muito, muito mesmo, porque eu nunca vivi assim. Mas não vou me entregar. Por isso estamos aqui”. Esse relato simboliza a luta de um povo que reivindica as terras de seus ancestrais numa região de colonização forçada pelo esbulho dos territórios das comunidades tradicionais estabelecidas às margens […]

Fonte: Relatório denuncia violações de direitos humanos aos Guarani do Oeste do Paraná | Jornalistas Livres

Deixe um comentário

